Finlândia firma aliança com a Otan após nove meses

In Geral, Mundo

O país nórdico se tornou o membro número 31 da organização.

Gabrielle Assis 

A Finlândia entrou definitivamente na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta terça-feira (04). A entrada ocorreu após o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, entregar o documento oficial de adesão ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. A cerimônia de entrega foi realizada na sede da Otan em Bruxelas.

A entrada da Finlândia simplesmente dobra em mais ou menos 1.300 quilômetros a extensão da fronteira da Otan com a Rússia. Também com essa entrada, a Finlândia se tornará um país mais seguro e consequentemente mais forte, isso porque após a invasão da Ucrânia o país escolheu estar sob a proteção do artigo 5 do tratado da Otan.

Este artigo propõe “que um ataque armado contra um ou mais deles, na Europa ou na América do Norte, deve ser considerado um ataque contra todos eles”. Por isso, a Finlândia saiu da imparcialidade dos conflitos internacionais, recebendo e obtendo, então, proteção e apoio de todos os membros compactuados dessa aliança.

Tal ato desagradou a Rússia, que se sentiu ameaçada. O país busca retaliação porque entende que a entrada da Finlândia tornou-se uma ameaça para Vladmir Putin, presidente russo. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a entrada do país nórdico é um perigo para o país, pois a aliança militar planeja invadir as fronteiras da Rússia. 

Entenda o que é a Otan

A Otan é uma organização internacional que foi fundada em 1949, na época da Guerra Fria, e possui atualmente 31 países, entre eles Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. O principal objetivo dessa organização é a proteção mútua entre os países-membros através de meios militares e políticos.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu