Lula dá bronca em ministros após anúncio do programa Voa, Brasil

In Geral, Política

Em reunião ministerial, Presidente da República diz que nenhuma ‘genialidade’ deve ser emitida sem o consentimento da Casa Civil.

Pamela Piassa

Lula fez uma reunião ministerial, na manhã desta terça-feira (14), pedindo para que seus liderados não prometessem nada que mais tarde não pudesse ser cumprido. Lula também deixou claro que os ministros não devem individualizar as ações, pois é necessário manter a “unidade e coesão” dentro do governo. 

Segundo as palavras de Lula, qualquer “genialidade” que algum dos ministros tenha, deve primeiro ser apresentada para a Casa Civil. Esse ministério vai discutir com a presidência da república para que o governo chegue em um consenso da proposta.

No fim de semana, Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, havia anunciado que o governo federal pretende emitir o programa Voa, Brasil. Esse projeto tem o objetivo de reduzir os preços das passagens aéreas no país, com o custo previsto de R$200 por trecho voado.

O benefício atingiria os estudantes do (FIES), programa do Ministério da Educação, pensionistas da Previdência Social, aposentados e servidores públicos nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) com salários de até R$6,8 mil. “Não era justo fazer essa passagem para os executivos que têm condição de pagar preços maiores”, afirmou o ministro.

Posicionamento das empresas aéreas

Gol e Azul, duas das principais companhias aéreas do Brasil, já aderiram ao programa. Segundo Fabio Campos, diretor de relações institucionais da Azul, as passagens aéreas do programa ‘Voa, Brasil’, não deixarão as outras mais caras. 

“Elas (as empresas) estão formatando as ideias de como vão propor isso. Pelo menos duas já toparam e tenho certeza também que a Latam vai topar”, afirmou o ministro Márcio França. 

Em esclarecimento, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) diz que está acompanhando a proposta do governo e tem se colocado à disposição para contribuir no debate.

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu