Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

In Economia, Geral

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada ano.

Nicoly da Maia

Mais de um bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, revela o novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O relatório também destaca que o desperdício representa cerca de 132 kg de resíduos alimentares por pessoa e quase um quinto de todos os alimentos disponíveis para os consumidores. Enquanto isso, cerca de um terço da população global enfrenta insegurança alimentar e 783 milhões de pessoas passam fome.

De todo o desperdício, 60% foi causado por famílias, 28% por serviços de alimentação, como restaurantes e bares, e 12% por varejistas, como supermercados e feiras. 

Além da economia global, o desperdício de alimentos também afeta questões ambientais, como a mudança climática, a perda de biodiversidade e a poluição dos ecossistemas. O relatório destaca que o desperdício é responsável por entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Desafios ao reduzir o desperdício

Como visto acima, grande parte do desperdício de alimentos vem de dentro das residências, sendo responsáveis por 60% do desperdício, mais do que a metade do total. Mas quais os principais fatores que contribuem para esse desperdício? 

Um dos principais desafios enfrentados ao tentar reduzir o desperdício dentro das residências, é o hábito de comprar alimentos em grande quantidade, especialmente frutas e verduras, que muitas vezes acabam estragando antes de serem consumidos, como relatado por Patrícia de Borba, moradora de Joinville.

Ela prossegue relatando outro desafio encontrado. “Um dos meus maiores desafios é na hora de cozinhar, muitas vezes preparo mais do que o necessário, e mesmo guardando as sobras, elas são geralmente esquecidas na geladeira”, confessa. 

Patrícia enfrenta esses desafios tanto em sua própria residência quanto nas casas em que trabalha como diarista, pois sempre auxilia nas residências e tenta evitar o desperdício.

Como evitar o desperdício

A nutricionista Larissa Mendes entende que um dos problemas é a gestão dos alimentos. “Não temos a gestão do que iremos consumir na semana, no mês, e assim acaba sendo desperdiçado alimentos que nem foram preparados, como verduras e frutas”, explica.

Nesses casos, é recomendado pela nutricionista, a criação de cardápio semanal, contendo os alimentos que serão preparados naquela semana, pois assim na hora de realizar a compra, será adquirido apenas o que é necessário para o cardápio daquela semana, e será preparado apenas o suficiente para a família.  

Outros fatores importantes para evitar que as refeições estraguem, são se atentar ao prazo de validade do alimento e ao armazenamento correto. É importante também conscientizar as pessoas da residência a colocar apenas o que irá realmente consumir em seu prato. “É mais bonito repetir do que desperdiçar”, ressalta a nutricionista Nathália Reis. 

Uma estratégia recomendada, é congelar os alimentos que restarem das refeições do dia, pois além de facilitar durante a semana, com uma refeição já preparada, reduzirá o desperdício, não havendo a necessidade de jogar fora. Porém, em caso algum se deve recongelar alimento, pois além de perder características físicas e sabor, há risco de contaminação de bactérias, revela Nathália.

O recomendado pelas profissionais, é sempre que possível utilizar o alimento como um todo, como cascas e sementes. Existem diversas receitas diferentes e que utilizam esses componentes, como bolinho de casca de batata com espinafre, torta salgada com talos de brócolis e casca de cenoura, chá com cascas de limão, entre outras receitas, que podem ajudar a evitar o desperdício.

You may also read!

Como são medidos os terremotos?

Os sismógrafos são os instrumentos que registram as ondas sísmicas provocadas pelo movimento das placas tectônicas. Davi Sousa Dois

Read More...

Você conhece a Síndrome de Wendy?

Quando o cuidado excessivo se torna uma armadilha. Nicoly da Maia No dia a dia, muitas pessoas colocam as

Read More...

Enxaqueca aura: entenda como funciona e como tratar

Dentre os três tipos de enxaqueca, a com aura é a que se caracteriza pelas alterações sensoriais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu