Pensamentos antes de dormir afetam a qualidade do sono

In Geral, Saúde

Imaginar situações boas antes de adormecer pode melhorar o sono, segundo pesquisadores.

Gabrielle Ramos Venceslau

Estar deitado na cama, tentando dormir, mas não conseguir parar de pensar em alguma coisa é uma experiência comum para muitas pessoas. Mas o que muitos não sabem, é que o conteúdo desses pensamentos pode influenciar e afetar a qualidade do sono. Estudos indicam que aqueles que dormem bem costumam imaginar cenários felizes, quase como se fosse um sonho, mas ainda antes de adormecer.

Influência dos pensamentos

Os pensamentos antes de dormir podem ter papel de ajudar ou atrapalhar a chegada do sono. “Facilitam quando a pessoa consegue diminuir a quantidade dos pensamentos e eles passam a ser mais confortáveis e relaxantes, mas dificultam quando estão presentes com frequência excessiva e com conteúdos envolvendo preocupações”, explica o médico do sono e professor de medicina, Dr. José Péricles.

Quando as pessoas se preocupam com alguma situação antes de dormir, o corpo aumenta o nível de excitação emocional e fisiológica. Isso faz com que diversos neurônios produzam descargas para manter o corpo em alerta para tentar solucionar o problema. “Se uma pessoa consegue entrar em um estado totalmente oposto a isso, com pensamentos relaxantes ou situações felizes, é possível diminuir a excitabilidade cerebral, a tensão muscular e favorecer o processo de início e manutenção do sono”, afirma Dr. José.

Entretanto, além dos pensamentos, outros fatores também podem determinar a qualidade do repouso de uma pessoa. O psiquiatra e médico do sono Daniell Lafayete explica que beber cafeína próximo ao horário de sono, usar celular ou ver televisão e fazer atividade física podem atrapalhar a boa fisiologia do sono, por exemplo. 

Distúrbios do sono

Para pessoas que têm insônia, os pensamentos antes de dormir também podem contribuir para perpetuar as noites de sono ruins. Dr. José explica que além dos fatores predisponentes, como genética, e os precipitantes, como situações de estresse, essa doença também pode ser perpetuada por pensamentos negativos antes da hora de dormir. 

Isso acontece com Yasmim Larissa, que têm insônia. Ela conta que antes de dormir costuma pensar nos assuntos pendentes do dia e por isso fica ansiosa. “Mas quando eu percebo que foi um dia cheio e estressante, eu medito. Isso me ajuda a ficar com a mente mais limpa, sem muitos pensamentos ou focada em pensamentos específicos, como coisas positivas”, conta.

Por esta razão, algumas ações são recomendadas pelos profissionais para ajudar essas pessoas a entrar em um estado mais favorável ao bom sono. “A reorientação cognitiva é uma técnica psicológica para reorientar o tipo e a qualidade do pensamento que se está tendo naquele momento. Uma das variantes mais conhecidas dessa técnica é se imaginar de forma submersa em uma paisagem da natureza”, explica o psiquiatra. 

Além disso, outras dicas são:

  • Reservar um horário da noite para resolver as pendências do dia, para que não sejam gastas durante a noite de sono.
  • Separar algum momento para fazer meditações ou atividades que promovam relaxamento antes de dormir.
  • Fazer uma boa higiene do sono, como evitar comer alimentos pesados e ingerir estimulantes. 
  • Ter uma rotina com horários regulares para dormir e acordar durante toda a semana, incluindo os finais de semana.

You may also read!

Educação bilíngue traz benefícios para toda a vida

Apresentar um segundo idioma na primeira infância facilita no aprendizado das crianças. Ana Dias O estudo Bilingual Brains, da

Read More...

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu