Resultados do Enem já estão disponíveis para consulta

In Educação, Geral

A prova é usada para a avaliação de conhecimentos dos estudantes e também para o ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil.

Lana Bianchessi

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio foram liberadas para a consulta hoje. No prognóstico inicial, as notas da prova só sairiam na próxima semana, em 13 de fevereiro, mas foi antecipada para facilitar o acesso dos alunos ao Sisu. Foi o que explicou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica, uma pesquisa estatística educacional brasileira. 

Para acessar o boletim de desempenho, basta entrar na Página do Participante, fazer o login, digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema. Para se inscrever em alguns programas de bolsas, existem critérios individuais. 

Sisu (Sistema de Seleção Unificada): Esse programa seleciona alunos para universidades públicas. Durante todo o período de matrícula, o aluno pode alterar suas opções de curso no sistema quantas vezes quiser, de acordo com as notas parciais de corte publicadas diariamente. Há vagas para cotistas, mas as regras variam de acordo com a instituição. 

É necessário ter prestado o Enem na edição mais recente e tirado nota superior a zero na redação. As inscrições vão dos dias 16 a 24 de fevereiro e o resultado é anunciado no dia 28 de fevereiro.  

ProUni (Programa Universidade para Todos): Essa iniciativa do MEC oferece, em instituições de ensino particulares, bolsas integrais (100% de desconto) para pessoas que têm renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e parciais (50%) para os que possuem renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos. 

Os candidatos devem indicar até duas opções de curso, escolhendo a instituição de ensino e turno, em ordem de preferência. Em seguida, precisa escolher se deseja participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. 

Por fim, precisará monitorar a nota parcial desses cursos diariamente. O estudante pode alterar sua seleção, se desejar, e será aplicada a última opção selecionada durante o registro. O aluno precisa ter cursado os três anos do Ensino Médio em escolas da rede pública ou com bolsa integral (100%) em colégios privados, e pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos. 

As inscrições se iniciam dia 28 de fevereiro e vão até 3 de março. Os resultados são revelados em 7 a 16 de março na primeira chamada e em 21 a 30 de março na segunda. São consideradas notas somente do Enem 2021 e Enem 2022. 

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): Esse projeto do governo federal paga parte das mensalidades dos estudantes em universidades privadas e em troca, os beneficiários devem quitar o financiamento após a formatura. O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato.

Os pré-requisitos são: ter participado de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação. É necessário o candidato ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos. As inscrições são de 7 a 10 de março e os resultados em 14 de março.

You may also read!

Como as microssonecas afetam nossa saúde

As “inofensivas” sonecas que duram apenas segundos podem significar uma péssima rotina de sono. Nicoly da Maia As microssonecas

Read More...

Governo lança programa com investimentos de R$ 700 milhões para Amazônia

A parceria com 70 municípios prevê a redução de desmatamentos e incêndios zero até 2030 na Amazônia. Elinelma Vasconcelos

Read More...

A luta de Duna contra a inteligência artificial

Saga de Duna, escrita por Frank Herbert, mostra superação das máquinas e da inteligência artificial em favor da humanização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu