Thanksgiving e a tradição de celebrar com a família

In Cultura, Geral, Mundo

Conheça a história do feriado considerado tão importante quanto o Natal pelas famílias norte-americanas.

Camilly Inacio 

O Thanksgiving (traduzido como Dia de Ação de Graças), celebrado na quarta quinta-feira de novembro, é um dos feriados mais populares dos Estados Unidos. A data também é comemorada em outros países, mas sua importância para os Estados Unidos é equivalente ao Natal. 

É considerada uma data para expressar a gratidão por todas as coisas boas que aconteceram durante o ano, e um momento em que as famílias se reúnem para fartas refeições e momentos de diversão.  

História do Thanksgiving

A origem desse feriado nacional não é totalmente confirmada, mas a versão historicamente aceita pela maioria é sobre uma celebração entre peregrinos ingleses e indígenas diante de uma colheita bem sucedida. 

A história começa em 1620, quando um navio chamado Mayflower chegou a Massachusetts com diversos peregrinos a bordo. No entanto, o primeiro inverno deles foi repleto de dificuldades, pois chegaram muito tarde para cultivar a terra. Por isso, muitos deles morreram de fome ou de doenças causadas pelo frio. 

Quando chegou a primavera, os sobreviventes da tribo local de nativos americanos se uniram aos peregrinos e os ensinaram a cultivar milho, caçar e pescar. Assim, no outono de 1621, tiveram uma colheita bem sucedida de milho, cevada, feijões, abóboras e outros vegetais. 

Decidiram então comemorar essa colheita bem-sucedida e antes do jantar todos oraram ao Senhor e agradeceram por toda a comida e saúde. No início, essa tradição religiosa era bem forte, no entanto, com o passar dos anos, foi se perdendo. 

A comemoração durou três dias e é reconhecida hoje como uma das primeiras celebrações de Ação de Graças nas colônias americanas, embora os próprios peregrinos talvez não tenham usado o termo na época.

Feriado Nacional 

Nova York se tornou o primeiro estado a adotar oficialmente um feriado anual,mas foi apenas em 1863, no auge da Guerra Civil, que o presidente Abraham Lincoln proclamou um Dia de Ação de Graças nacional a ser realizado todo mês de novembro. Esse dia se tornou um feriado nacional e a tradição se mantém ate os dias de hoje. 

Abraham Lincoln fez uma proclamação rogando a todos os americanos que pedissem a Deus que “recomendasse ao seu terno cuidado todos aqueles que se tornaram viúvos, órfãos, enlutados ou sofredores no lamentável conflito civil”, e para “curar as feridas da nação”.

Tradições e rituais do Thanksgiving

Atualmente, as comemorações entre as famílias perderam o significado religioso e se concentram em reunir a família e amigos para fartas refeições. Nas refeições, existem alimentos tradicionais como purê de batatas, ervilhas com cenoura, milho e torta de abóbora, que quase sempre estão entre o cardápio. E o peru, que se tornou quase sinônimo do feriado. 

Além disso existem campanhas de voluntariado que se dedicam a comunidades carentes, fazendo arrecadação de alimentos e jantares beneficentes para os menos afortunados. 

Desfiles também se tornaram comuns nesta data. O maior e mais conhecido da cidade de Nova York é o desfile feito pela loja de departamentos Macy’s desde 1924. O desfile do Dia de Ação de Graças atrai cerca de 2 a 3 milhões de espectadores ao longo de seu percurso de 4 km, bem como uma enorme audiência na televisão.

Normalmente apresenta bandas marciais, artistas, carros alegóricos elaborados transportando várias celebridades e balões gigantes em forma de personagens de desenhos animados.

Comemoração em outros países

Como dito anteriormente, a data também é comemorada em outros países. No Canadá, por exemplo, é comemorado na segunda segunda-feira de outubro. Em Granada, no dia 25 de outubro, e na Libéria, na primeira quinta-feira de novembro. Já no Brasil, a comemoração acontece mais em família de origem norte-americana, e em algumas igrejas protestantes.

You may also read!

Excesso de proteína aumenta o risco de doenças cardiovasculares

Proteínas devem ser consumidas com equilíbrio, segundo especialistas. Késia Grigoletto  O excesso do consumo de proteínas aumenta o risco

Read More...

Jovens se sentem mais felizes sem o celular, diz pesquisa

Entenda como os adolescentes lidam com o tempo de tela. Luiza Strapassan O uso do celular entre os jovens

Read More...

Programas de exercícios melhoram a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama metastático

A atividade física é benéfica para pacientes com câncer de mama avançado, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu