Contran oferecerá benefícios para motoristas sem infrações em um ano

In Economia, Geral
Motoristas sem infração. Carteira de motorista

Descontos ou isenção de impostos, tarifas, reajustes nas cobranças de IPVA, pedágios, seguros de automóveis estão entre os prováveis benefícios.

Nycole de Souza

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou no dia 9 de maio que premiará os motoristas com benefícios tributários ou tarifários caso eles cumpram alguns requisitos. Esse benefício é possível após a criação do banco de dados para a reforma do Código de Trânsito Brasileiro. Para recebê-lo os cidadãos precisam passar um ano sem cometer nenhuma infração, além de ter o documento regularizado. 

O site do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) possibilita a atualização dos dados dos motoristas e o programa será implantado pelo órgão em até 180 dias. Essas atualizações devem ser feitas até o oitavo dia útil de cada mês e o condutor poderá ser excluído por motivos de: pontuação de infração, quando o cadastrado tiver direito de dirigir suspenso, quando a carteira nacional de habilitação estiver cassada ou com validade vencida há mais de trinta dias, ou quando o cadastrado estiver cumprindo pena privativa de liberdade.

Essa mudança no código está sendo chamada de “Cadastro de Bons Motoristas” e beneficiará com bônus, como: descontos ou isenção de impostos, tarifas, reajustes nas cobranças de IPVA, pedágios, seguros de automóveis, entre outros. 

A importância da regularização 

Andar com a carteira é importante para a segurança de todos no trânsito e com o incentivo do Governo em fornecer esse benefício para os motoristas, alguns estão procurando cada vez mais ficar com a CNH em dia. “As possibilidades de benefícios são diversas, seja por parte dos órgãos públicos – que podem oferecer descontos e isenção de taxas e tributos -, seja no âmbito de atividades privadas”, disse Frederico Carneiro, secretário Nacional de Trânsito, em uma entrevista para o portal Terra.

Bruno Colombo, tem 20 anos e falou sobre as bonificações fornecidas pelo Contran. “É muito importante ter a carteira regularizada e estar dentro da lei. Pode funcionar no Brasil, pois as pessoas se empolgam e trabalham para receber um benefício mesmo sendo obrigação delas, e pode acabar funcionando por conta disso,” ressaltou o motorista.

Já Gabriel da Silva, de 23 anos, possui irregularidades na carteira de motorista e comenta o motivo da mesma estar assim. “Estou me organizando financeiramente para conseguir renovar sem muita quebra no orçamento, tendo em vista que moro de aluguel e tenho outras prioridades”, explica.

Ele ressalta que as bonificações não o atraem tanto, já que parecem mais para quem possui um veículo ou declara imposto de renda. “Eu não me encaixo, então não me atrai tanto. O que me atrai muito mais é o novo prazo de validade que agora está em 10 anos”, enfatiza. 

Iarlisson Damasceno é professor de autoescola e diz como está sendo essa comunicação com os alunos sobre essas bonificações. “É uma bela iniciativa do governo, pois, vai incentivar os condutores a andar sempre regularizados em prol dessa bonificação”, ressalta.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu