Novo Enem conta com questões discursivas e parte com enfoque na área escolhida pelo aluno

In Educação, Geral

Aprovado através do Conselho Nacional de Educação (CNE) nesta segunda (14), o novo Enem passa a ter duas fases sendo a 1a fase geral e a 2a parte por área de conhecimento.

Amanda Talita

O novo formato do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e entrará em vigor a partir de 2024. O documento apresenta as mudanças, dentre elas a aplicação das provas em duas etapas e a presença de questões discursivas.

As modificações são necessárias para a adaptação da prova ao novo Ensino Médio, sancionado em 2017. O critério aprovado pelo CNE direciona que o primeiro dia de provas do exame seja formado por questões multidisciplinares sobre as áreas do conhecimento. Seguido de Língua Inglesa na parte de linguagem e a redação feita nesse dia. 

No segundo dia de prova o parecer estabelece que as provas sejam objetivas e discursivas de conhecimentos específicos. Caso o estudante opte pela área de Ciências da Natureza, as provas da segunda etapa teriam questões de Biologia, Química e Física, por exemplo.

Questões discursivas 

As questões discursivas, mais conhecidas como perguntas abertas, exigirão que o candidato discorra sobre o que for perguntado. Neste caso, o estudante precisa ficar atento para responder a questão de forma clara, concisa e objetiva, para atingir o resultado esperado.

Esse tipo de avaliação está presente nas provas da Fuvest e Unicamp e torna o modelo de prova mais completo.

You may also read!

Cientistas fazem divulgação no Twitter

Cientistas brasileiros usam o Twitter para popularizar conhecimento especializado

Além de proporcionar entretenimento, o acesso à ciência nas redes sociais auxilia no combate à desinformação. Mariana Santos A

Read More...
Mulher Hulk será lançado hoje.

Mulher Hulk surpreende críticos e batalha pela risada dos fãs

A nova série da Marvel quer resgatar o público com boa atuação e diálogos cômicos. Lucas Pazzaglini A Marvel

Read More...
Continência ao Amor traz reflexões sobre o SUS.

Continência ao amor: o sucesso da Netflix e a celebração ao SUS 

O filme traz reflexões sobre o tratamento de diabetes, o que nos leva a pensar em como o Brasil

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu