Naturalização no Brasil dispara desde 2010

In Geral, Mundo, Política

Em 2023 mais de 10 mil pedidos de naturalização foram deferidos.

Maria Eduarda Tomaz 

O número de processos de naturalização no Brasil chegou a 10.758 em 2023, de acordo com o Ministério da Justiça. Após o preenchimento do formulário na plataforma “Naturalize”, e o  agendamento em uma unidade da Polícia Federal, pode-se solicitar o documento de naturalização brasileira. 

Todo esse processo vem sendo incentivado, por garantir o direito como cidadão dos estrangeiros, além de contribuir economicamente e socialmente para o país.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública não possui as informações consolidadas do número de solicitações, e da nacionalidade daqueles que pediram o documento de 2010 a 2018.

Para evitar que falte informações importantes dos solicitantes, no início de 2024 foi implementado um novo sistema, no qual pode-se analisar a nacionalidade dos solicitantes. Até agora em 2024, o maior número de naturalizados é de origem haitiana, sendo 170 pessoas, e o menor número, 37, de origem cubana.

Indeferimentos

Apesar da alta no número de naturalizações, nem todos os casos dão certo. O número de indeferimentos (rejeição dos pedidos) em 2023 foi o segundo maior, sendo o ano de 2022 o maior com 10.427 pedidos (no último ano do governo Bolsonaro).

O que causa os indeferimentos é a “‘documentação requerida incompleta’’ durante o processo. Para facilitar, a próxima etapa (em andamento), é o uso da ferramenta de sistematização dos dados de processos indeferidos, que estão previstos para o fim deste mês, segundo o ministério. 

You may also read!

Cidadãos sem registro ainda são problema no Brasil

Cerca de 2.7 milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento. Gabrielle Ramos O registro de nascimento é um

Read More...

6 filmes para assistir com sua mãe

Confira alguns filmes que separamos para você curtir um feliz dia das mães da melhor forma.

Read More...

Pressão para ser o melhor é terreno fértil para transtornos mentais

Estresse, ansiedade, sentimento de inadequação e incapacidade são consequências negativas da busca incessante pelo primeiro lugar, ressalta o Dr.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu