Alimentação natural ou ração para o seu pet?

In Geral, Saúde

Veja quais são os benefícios e malefícios de uma boa alimentação para seu animal doméstico.

Pedro Nogueira

Escolher entre a alimentação natural ou ração pode ser uma decisão difícil para o tutor de animal. Muitas vezes, o responsável acaba recorrendo ao custo benefício, o que ao ver de especialistas, pode acabar custando caro a saúde do animal doméstico à longo prazo.

Entender um pouco mais sobre esse assunto passa por compreender diversos pontos para que não se tenha mais problemas ao decidir o melhor para seu animal de estimação.

Vantagens da comida animal

Por se tratar de uma comida com maior acessibilidade, a ração é o alimento mais procurado para esse tipo de animal. Contudo, médicos veterinários reforçam que quando consumida em grande escala, pode trazer riscos à saúde do pet. A médica veterinária Mirele Pereira ainda acrescenta que corantes, aditivos químicos e conservantes são os maiores vilões nesse tipo de alimento.

Entretanto, mesmo com os problemas que a ração industrializada apresenta, temos também vantagens com relação à comida natural, vantagens essas que auxiliam o animal.

O tutor Caio Leite e seu cachorro Lucky estão juntos há 7 anos. Ele conta que desde que conheceu seu bichinho, constantemente lhe dá ração, o que ao ver dele tem dado muito certo. “Desde que o Lucky entrou em minha família a principal comida que dou a ele é ração. Tanto que, dias atrás, meu pai o alimentou com outro tipo de alimento, o que não foi nada bom para o Lucky”, conta.

Comida natural e suas vantagens

Luna, uma poodle muito dócil de 8 anos, se alimenta a 6 anos de forma natural. É perceptível identificar nela as transformações que esse tipo de alimento pode retribuir ao animal, tanto na parte estética como também as melhoras que ela obteve em sua rotina. A tutora Jessica é orientada a não só dar o alimento natural, como também complementar com vitaminas e nutrientes que fazem parte da dieta do animal. 

A comida natural, mesmo que ainda haja muitos preconceitos, em alguns poucos casos pode ser a solução para muitos problemas, pois, não contém conservantes nem aditivos químicos ou corantes que possam causar alergias ao animal. Essa alimentação oferece produtos de excelente qualidade que ajudam na flora intestinal e no processo digestivo do bichinho.

Ao contrário do que muitos pensam, comida natural não é a mesma que nós humanos comemos em nossas refeições. O Hospital Inova classifica 7 dos alimentos mais perigosos para que seu animal consuma. Alimentos que muitas das vezes podemos estar dando ao animal, sem que saibamos os malefícios que podem trazer a vida dele.

Mas então, qual a comida ideal para seu pet?

A doutora Mirele Pereira, médica veterinária formada na Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral (FAEF), destaca que “ambas as alimentações têm prós e contras e que deve-se levar em conta o habito do animal, contudo, ressalta que a base alimentar dessa espécie é carnívora, com isso o ideal seria uma alimentação rica em proteínas, carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e minerais.”

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu