Conheça mais sobre as propostas e desafios de Ciro Gomes

In Geral, Política
Ciro Gomes discursa.

Nesta série, traremos algumas informações dos principais candidatos à presidência nas eleições de 2022.

Lucas Pazzaglini

Ciro Gomes tem uma extensa trajetória na política. O advogado se candidatou pela primeira vez em 1982 a um cargo eletivo. Na década de 1990 ele alcançou o cargo de Ministro da Fazenda. Além disso, Ciro já foi deputado estadual, deputado federal, governador do Ceará, prefeito de Fortaleza e Ministro da Integração Nacional. 

O político, que tem grande tradição no Ceará,  já fez parte de diversos partidos. Alguns deles são: PMDB, PSDB, Cidadania,  PSB, PROS, PP e, atualmente, PDT (Partido Democrático Trabalhista). Ciro já se candidatou três vezes ao cargo de presidente, sendo sua primeira tentativa em 1998. 

Propostas

Ciro Gomes tem como uma de suas principais propostas o mapeamento de todas as áreas de risco no Brasil, a fim de implementar ações e estratégias que reduzam os impactos nessas regiões. O candidato afirma que irá “subir o morro, entrar na favela, entrar na palafita com reurbanização, drenagem, macrodrenagem, microdrenagem, contenção de encostas e reforma de moradia popular, saneamento básico”, disse em entrevista ao Jornal Nacional

Como uma de suas propostas, voltadas à segurança, o candidato pretende investir em equipamentos tecnológicos e  pesquisas com o intuito de mapear a criminalidade para padronizar a abordagem de combate. Além disso, facções criminosas, narcotráfico, milícias, crimes de colarinho branco, e outros, passam a ser integralmente federais. 

De modo mais geral, o programa de governo de Ciro, pretende gerar empregos e renda, através de um crescimento econômico e sustentável. A reforma tributária do candidato pretende reduzir em 20% os subsídios e incentivos fiscais no primeiro ano de governo, recriar impostos sobre lucros e dividendos e realizar a taxação de grandes fortunas.

Desafios

O candidato tem enfrentado queda nas pesquisas de intenção de voto por apresentar posicionamentos polêmicos tanto presencialmente quanto através de suas redes sociais. Alguns de seus posicionamentos têm sido encarados como machistas e retrógrados, o que diminuiu seus eleitores, segundo a pesquisa de intenção do PoderData que mostra que 28% dos que declaram voto em Ciro, não tem certeza se irão votar no candidato. 

Além disso, Ciro tem adotado uma posição bem ofensiva com relação aos outros candidatos, mas, principalmente, contra Lula. Esse movimento tem sido encarado como um dificultador por poder afastar eleitores simpatizantes do PT e suas pautas. 

Quer saber mais sobre os outros candidatos?

Confira mais sobre o Bolsonaro

Confira mais sobre o Lula

Confira mais sobre a Simone Tebet

You may also read!

Educação bilíngue traz benefícios para toda a vida

Apresentar um segundo idioma na primeira infância facilita no aprendizado das crianças. Ana Dias O estudo Bilingual Brains, da

Read More...

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu