Famílias lutam para reconstruir vida após enchentes no litoral de SP

In Geral, Meio Ambiente

As chuvas foram as maiores já registradas na história do país, provocando enchentes devastadoras.

Bruno Sousa Gomes

A tragédia que devastou o litoral Norte de São Paulo completou uma semana neste domingo (26). As chuvas resultaram em deslizamento de terra, árvores caídas, redes elétricas danificadas, desabamentos de casas e rodovias bloqueadas. As famílias vítimas desse desastre ambiental juntam seus recursos e forças para reconstruir casas, e, em muitos casos, a vida.

Até o momento, o número de mortos chegou a 65, sendo 64 em São Sebastião e 1 em Ubatuba, cidade vizinha da região. De acordo com último boletim estadual, divulgado na tarde de ontem, já se contabiliza 1.109 desalojados e 1.172 desabrigados na cidade.

Famílias atingidas 

Dona Helionora Barcelos, moradora de um dos bairros mais atingidos pelas chuvas, teve sua casa levada bruscamente pelo deslizamento de terra. “No momento eu não estava em casa, quando cheguei encontrei tudo tomado pelo barro, sorte que consegui salvar os documentos que estavam em uma gaveta”, relata.

Vendo o tamanho da calamidade, Helionora confessa que o sentimento foi de angústia e medo. “Eu fiquei em choque, só conseguia lembrar da luta que foi para construir e de conquistar o meu próprio espaço”, conta.

Pronunciamento do prefeito

Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, se pronunciou em relação aos desastres, afirmando que o foco, no momento, são as vítimas e a reconstrução da cidade. Além disso, garantiu que todas unidades de saúde estão abastecidas com insumo hospitalar e estão oferecendo atendimentos de primeiros socorros. 

O prefeito ainda acrescenta que “ainda que seja um clichê, onde há esperança, há vida. Todos os homens estão mobilizados nesse momento para buscar vidas nos escombros. Diversas áreas estão sendo cobertas com todas as dificuldades, mas graças à operação aérea nós estamos ainda conseguindo atender todos os bairros.”

Como contribuir? 

Projetos, campanhas, vaquinhas solidárias e várias ações têm sido feitas para ajudar as famílias que perderam tudo nas enchentes. Confira alguns meios para contribuir:

ADRA
emergencias@adra.org.br

Governo Estadual
Chave pix: pix.enchentesp@fbb.org.br
Banco do Brasil 001
Agência 1607-1
Conta 11.000-0

Fundo Social
Chave Pix: doacoesfussp@sp.gov.br

Foto: Governo de São Paulo

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu