Home office cresce como alternativa para substituir o trabalho presencial

In Economia, Geral

Modelo home office ganha cada vez mais adeptos no país.

Raíssa Oliveira

Trabalhar no conforto de casa e no horário que preferir. Esse contexto do mundo moderno se tornou realidade para muitas pessoas que se adequaram às novas possibilidades de trabalho aliadas à tecnologia.  

O conceito de home office ou trabalho remoto define atividades que permitem que as pessoas trabalhem de casa ou de qualquer outro local sem a necessidade de deslocamento para um escritório ou até mesmo sem carga horária fixa. 

Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, antes da pandemia 7% das empresas adotavam o sistema remoto. Depois de acréscimos e reduções dessa porcentagem durante o período pandêmico, o home office atualmente é adotado por 33% das companhias no Brasil

Principais vantagens e desvantagens

Lucas Mattos é designer no mundo digital e fala que trabalha de forma totalmente remota, sendo que a disponibilidade de horários é uma grande vantagem. “Tenho um horário estipulado, mas é totalmente livre, seria por uma forma de desempenho e entrega que é medido o meu trabalho”, relata.

Quanto às desvantagens, ele diz que “um ponto negativo que vem à mente é de você não encontrar as pessoas que você trabalha. É muito bom você ter contato pessoal, às vezes você entende melhor o que elas ou os clientes precisam.”

Eduardo Maciel trabalha como técnico de informática em uma empresa de saúde, em modo híbrido, e lista algumas vantagens deste modelo. Entre elas estão a comodidade em trabalhar de casa, proximidade com a família, tempo otimizado, menor custo com combustível e alimento, aumento da produtividade, flexibilidade e a facilidade para conciliar profissão e estudos. 

Como desvantagens, cita excesso de carga de trabalho e a falta de convívio com colegas de trabalho. “Também é necessário criar hábitos e saber separar o lazer ou realizar atividades de casa no horário de trabalho”, explica. 

A pandemia foi um fator de bastante impacto para o trabalho de Eduardo. “Na pandemia, a minha maior dificuldade foi ficar longe dos colegas de trabalho, pois sempre interagi muito com outras áreas e setores da companhia, mas pelo fato de trabalhar com TI já tinha o hábito de trabalhar home office. Antes da pandemia era presencial, durante foi totalmente home office e agora estou no modelo híbrido”, finaliza. 

Empreendedorismo e novas oportunidades

Mateus Loreto é empresário e trabalha de forma remota. “Eu tenho total autonomia, isso eu vejo como uma grande vantagem. Meu foco sempre foi fazer as coisas que eu queria morando em qualquer lugar, sempre planejei as coisas para ser dessa forma”, relata. 

As novas oportunidades que o home office disponibiliza, dentro desse modo de trabalho, contribuem para o empresário e seus colaboradores. “Quem eu vejo que tem alguns requisitos para trabalhar em home, realizo alguns testes com a pessoa, deixo um pouco em home office e presencial e vejo se a qualidade do trabalho decai ou permanece. Se está dando tudo certo eu deixo trabalhando em home office, porque certeza que vai trazer benefícios pra vida desse funcionário também”, explica o empresário.  

O empresário também comenta sobre a tendência de crescimento do modelo home office. “Essa modalidade tem muito potencial para expandir cada vez mais, só que muitos empregadores ainda tem olhar crítico para esse modelo de trabalho, acham que pode cair o rendimento, mas vejo pelo contrário, pode motivar bem mais o empregado”, conclui.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu