Manter pincéis de maquiagem higienizados evita problemas com a pele

In Geral, Saúde, Sem categoria

Uso incorreto dos pincéis pode trazer consequências para a pele.

Gabrielle Assis

A maquiagem está presente nas bolsas de muitas mulheres, sendo parte importante do cotidiano. Ela auxilia na elevação da autoestima, trabalha a auto imagem e também o autoconhecimento. Porém, quando não utilizada da maneira correta acaba sendo prejudicial para a saúde da pele, especificamente os pincéis de maquiagem. 

Os pincéis e as esponjas que possuem como função transferir a maquiagem para a pele para conseguir um acabamento melhor. Porém, conforme o tempo vai passando, é que esse acúmulo exacerbado de resíduos de produtos de maquiagem causam bactérias, impurezas e fungos na derme. 

Consequências do uso incorreto dos pincéis de maquiagem

Apesar dos diversos benefícios, também existe o outro lado da moeda quando o assunto é maquiagem. Influenciadores digitais e blogueiras falam pouco sobre as consequências de um uso irresponsável desses acessórios. 

A fisioterapeuta Tayla Belmonte, pós-graduanda em Dermatofuncional, alerta para o que acontece quando os pincéis não são higienizados da forma adequada. “Há risco de acne, comedões, dermatites e nos casos mais graves de infecções sistêmicas”, pontua.

Outro aspecto que deve ser considerado, é o tempo para a troca dos pincéis. A profissional explica que o momento correto é de seis em seis meses. Apesar de não existir um prazo de validade para todos os pincéis, a qualidade e a frequência de uso contam muito nessas horas. 

Seguindo todos os passos para uma boa higienização, o pincel terá uma vida útil maior. ‘’No meu ponto de vista a hora de trocar os pincéis é quando as cerdas começam a cair, pois com isso, o acabamento da maquiagem não é o mesmo, fora que pode correr o risco das cerdas caírem nos olhos e provocar algum acidente’’, explica a maquiadora Beatriz Santos.

Como fazer a limpeza dos pincéis de maquiagem

A limpeza dos pincéis, além de interferir no resultado final da maquiagem, também ajuda a proteger a pele de bactérias, fungos e comedões. A maquiadora cita três formas de limpeza. “Tem três maneiras que nós maquiadoras mais usamos, uma que é o uso de álcool isopropílico. O segundo é o uso de higienizadora para pincéis. Esse método gosto de fazer quando tem muitos atendimentos seguidos. E o terceiro, que é o que eu mais uso, que é lavar com água e sabão em pó. Porém, esse último método diminui a vida útil dos pincéis, mas é o que eu considero que mais limpa’’ ressalta.

Dicas para uma pele mais saudável 

Existem dicas são importantíssimas para quem deseja cuidar dos pincéis de maquiagem. Confira algumas sugestões!

Faça uso dos produtos certos

Usar o cosmético certo vai auxiliar no cuidado da sua pele, pois ela ficará com um aspecto mais bonito e consequentemente mais saudável. Assim também evitará que você use mais maquiagem do que o necessário. “Cuide da sua pele para que a maquiagem seja apenas um complemento e não algo que você seja obrigado(a) a usar para se sentir bem”, reforça Beatriz.

Cuidados na hora da limpeza

No momento da higienização é importante não deixar a água encostar nos cabos do pincel, pois eles são feitos de madeira. Então, para que a água possa sair por completo, deixe os pincéis em pé. Caso contrário, pode acabar danificando-os. Após lavá-lo, penteie as cerdas dos pincéis para não embaraçarem e guarde as num local seco e arejado. 

Evite fazer o uso de itens compartilhados 

Geralmente em eventos especiais como casamentos, formaturas e aniversários, as pessoas se produzem ao lado de quem conhecem e confiam. Porém, são nessas situações que acabamos compartilhando itens pessoais que devem ser intransferíveis. Usar pincéis de outras pessoas aumenta a possibilidade de adquirir doenças infecciosas, como conjuntivite, micoses, entre outras.

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu