Trend do palavrão: consequências na vida da criança

In Cultura, Educação, Geral

Videos de crianças proferindo palavrões nas redes sociais é alvo de críticas por afetar o desenvolvimento emocional dos pequenos

Maria Eduarda Tomaz

A trend que envolve crianças e pais ganhou visibilidade durante o mês de fevereiro, nas redes sociais. Nos vídeos as crianças são orientadas pelos responsáveis enquanto estão em algum cômodo da casa, a falarem palavrões. Os pais explicam o que as crianças devem fazer, deixando elas sozinhas com o celular gravando, depois elas sinalizam que terminaram de falar e os pais voltam.

A intenção do primeiro vídeo era para os pais descobrirem se os filhos sabem algum palavrão, e de maneira pedagógica os pais iriam buscar a melhor saída. Mas com o tempo ela foi modificada. 

Consequências da trend 

A especialista Mariana Pereira diz que “as crianças nem sabem o que estão falando, elas só repetem o que os pais ou outras pessoas que elas convivem falam, e o ambiente em que a criança vive é crucial para seu desenvolvimento.”

Mariana alerta os efeitos que essa trend pode causar, como a confusão mental quando os pais (em sua grande maioria) não permitem que seus filhos falem palavrão e de repente eles autorizam a criança a falar, além da falta de confiança, quando os pais expõem seus filhos na internet eles tiram a segurança sentimental desses menores. “ A criança também tem sentimento”, completa Mariana.

Hábitos familiares 

Cada família tem os seus hábitos, e esses hábitos influenciam a vida da criança. Thayane Vasconcellos, mãe da Melissa, diz que os pais devem incentivar seus filhos a terem uma relação saudável com as palavras e seus sentimentos, no qual a criança não precise usar palavrões para desabafar.

E todo esse apoio com a criança vai além das palavras, consiste em ações, como o exemplo que os pais dão para essas crianças no seu dia a dia. 

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu