Governo anuncia repasse de verba para distribuição de absorventes

In Geral, Saúde

Depois de oito meses, o Ministério da Saúde vai disponibilizar verba para que municípios distribuam absorventes gratuitamente para mulheres de baixa renda.

Paula Orling

O Governo Federal anunciou repasse de verba para distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda nesta terça-feira. O presidente Jair Bolsonaro promulgou a lei que criou o programa em março deste ano e, apenas oito meses depois, o Ministério da Saúde publicou a portaria que vai repassar o dinheiro do governo federal para os municípios. 

O projeto prevê beneficiar 4 milhões de brasileiras em precariedade menstrual. Delas, 3,59 milhões são estudantes de baixa renda nos níveis de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino profissional; 291 mil adolescentes que vivem em instituições socioeducativas; 14 mil pessoas de 8 a 50 anos que vivem em situação de rua.

Custos da distribuição de absorventes

Em 2022, o Ministério da Saúde repassará apenas o valor referente aos meses de novembro e dezembro, o que equivale a R$ 23,4 milhões. A partir de 2024, o gasto governamental será de R$ 140 milhões por ano.

Os governadores e os prefeitos receberão a verba. Assim, eles serão responsáveis pela gestão dos recursos e pela distribuição de absorventes e outros artigos de saúde menstrual para a população feminina, de forma gratuita.

Unidades Básicas de Saúde, instituições de ensino e consultórios homologados pelo Ministério da Saúde serão os polos em que as mulheres podem ter acesso aos produtos que o governo financia.

Desenvolvimento do programa

Em agosto do ano passado, a Câmara e o Senado aprovaram o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Entretanto, Bolsonaro vetou parte do projeto, que previa a distribuição gratuita de absorvente e outros itens de higiene menstrual. A justificativa presidencial foi a falta de previsão de gastos.

Em seguida, o Congresso derrubou o veto presidencial e Bolsonaro promulgou a lei em março de 2022. O prazo para a liberação da verba foi de 120 dias, que não foi cumprido.

You may also read!

Gravidez após os 40 cresce no Brasil

IBGE registra aumento no número de mulheres grávidas aos 40 anos. Kesia Grigoletto O número de mulheres tendo filhos

Read More...

Desvendando mitos: é seguro esquentar comida no micro-ondas?

A Organização Mundial da Saúde garante que não gera problemas para a saúde. Davi Sousa Desde sua invenção na

Read More...

Comer próximo ao treino pode afetar o rendimento da musculação

O processo digestivo tem um impacto significativo no treino, desviando a energia dos músculos e concentrando nos órgãos gastrointestinais.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu