Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo

In Economia, Geral

Pesquisa da ONU traz dados alarmantes sobre o desperdício de comida no país.

Estefany Antunes

Você sabia que o Brasil ocupa a décima posição no ranking dos países que mais desperdiçam comida no mundo? O país se destaca por ser um dos principais produtores de alimentos do mundo, mas infelizmente também é um dos locais com o maior índice de desperdício de alimentos.

De acordo com a pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está classificado como o 10° país no ranking mundial de desperdício de comida. Segundo dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos do país são jogados fora, o que corresponde a aproximadamente 46 milhões de toneladas por ano.

O desperdício acontece em diversas fases, da cadeia de produção ao consumo dos alimentos. Estima-se que cerca de 80% desse desperdício ocorre no manuseio, transporte e centrais de abastecimento.  Na fase de produção, a perda de alimentos acontece devido a motivos como o planejamento inadequado, a falta de infraestrutura apropriada e impactos do clima. Já na etapa de distribuição e comercialização, os alimentos são descartados devido a padrões exigentes de aparência e estética, bem como problemas logísticos. 

“Em empresas grandes se tem uma política para evitar o desperdício. Os restos de comida são colocados em um galão separado dos lixos comuns e recicláveis, à espera de uma empresa especializada para recolher. Há vários tipos de empresas que fazem esse tipo de coleta, como óleo usado, restos de comida e lixos recicláveis”, relata Bruno Montenegro, chefe de cozinha.

Conscientização no uso da comida

Com o intuito de trazer a reflexão e conscientizar cada indivíduo, o Escritório Regional das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), criou em 2019 o Dia Internacional contra a Perda e o Desperdício de Alimentos. Essa data é comemorada no dia 29 de setembro.

O Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de ações e campanhas, está empenhado em combater o desperdício de alimentos em todas as etapas. A Organização também tem estudado a criação de uma rede de instituições que envolvem a cadeia de produção de alimentos no Brasil. 

Um dos objetivos da FAO é criar uma rede de entidades com organizações não governamentais (ONGs), universidades e institutos de pesquisa com o intuito de reduzir a perda na produção e na pós-colheita dos alimentos. 

Reduza o desperdício

Para reduzir o desperdício de alimentos no espaço doméstico, algumas dicas podem ser utilizadas. Usar a criatividade e se permitir experimentar as diferentes possibilidades que os alimentos têm, pode ser positivo. 

“A banana, por exemplo, podemos usar as cascas para preparar tanto pratos salgados como doces. Um exemplo é a carne feita com sua casca e bolo de banana usando a casca processada junto com massa. Cascas de laranja e limão podem ser usadas como chá, temperos e remédios naturais. Outras cascas podemos preparar sucos, e até geléias de frutas como o abacaxi, ameixa, maçã, pêra e kiwi”, comenta a nutricionista Andressa Pires. 

Esse reaproveitamento já faz parte da rotina de Gabriela Zampronio, dona de casa. “No caso dos legumes, a batata por exemplo, eu lavo bem e faço batata frita. E a casca, no dia seguinte, dá pra fritar e fazer casca frita. E fica muito bom. A comida que sobra é separada em um recipiente 100% orgânico, que depois eu trituro com o liquidificador e coloco na horta”, relata.
Faça sua parte, evite o desperdício de alimento!

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu