Entenda o que é IPCC e qual a importância dos alertas emitidos

In Geral, Meio Ambiente

Relatórios, avaliação e interpretação de conhecimentos produzidos por cientistas.

Natália Goes

O Intergovernmental Panel on Climate Chance (IPCC), que em português significa Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, foi criado em 1988 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Seu objetivo é avaliar pesquisas, interpretá-las e disponibilizar o conhecimento avançado sobre mudanças climáticas para o desenvolvimento de políticas climáticas.

Desde a época, já existia a preocupação com as mudanças climáticas e estudos na área já estavam sendo desenvolvidos. O Painel não produz pesquisas originais, mas é responsável por juntar, avaliar, interpretar e apresentar relatórios e conhecimentos específicos produzidos por cientistas, sintetizando o conhecimento em relação às mudanças climáticas.

O IPCC também traduz os relatórios complicados, para que eles sejam de fácil compreensão e acessíveis para todas as pessoas. Segundo a advogada e ambientalista, Ana Carolina Loose, os dados expostos pelo painel são importantes para a criação de políticas públicas e conscientização da população. “Os alertas emitidos pelo IPCC somente são preocupantes se demonstram um aumento desenfreado do aquecimento global, o que, infelizmente, é o caso do último relatório apresentado”, explica.

Importância do relatório 

O especialista em mudanças climáticas do WWF-Brasil, Alexandre Prado, comenta que os relatórios são importantes para abrir os olhos da população. “Esses relatórios vão nos trazendo mais consciência e conhecimento que nós temos sobre o processo de mudanças climáticas”, afirma.

Através dos alertas em forma de relatórios é possível também que a população entenda o que acontece no mundo e se atente para governantes preocupados com o cuidado com o planeta, é o que diz a advogada. “As pessoas necessitam ter a sabedoria de que aqueles que elas elegem democraticamente serão responsáveis por estudar as avaliações do IPCC e, com base nelas, criar políticas públicas para que todo o povo se conscientize e participe ativamente da proteção do nosso meio ambiente”, acrescenta. 

A importância dos relatórios se estende desde as autoridades até a população, passando também por ambientalistas. “Assim como os relatórios são importantes para guiar nosso governo para planos e diretrizes, são importantes para nós, ambientalistas, entendermos o que devemos fazer junto à comunidade em que vivemos. Assim, levamos de uma forma acessível para todos a Educação Ambiental, conscientizando e ensinando a relevância que cada um de nós temos na preservação do nosso planeta”, conta a ambientalista.

No mesmo sentido, o especialista explica que “o relatório desperta para a urgência, a necessidade da gente mudar e como a gente pode mudar. Ele traz soluções, é muito bem elaborado nesse sentido”, diz Alexandre.

Relatórios

Todos os relatórios e avaliações do IPCC são preparados por três Grupos de Trabalho, cada grupo com um tema diferente da ciência em relação às mudanças do clima:

  • Grupo 1 de trabalho (Base da Ciência Física), se concentra no tema clima;
  • Grupo 2 de trabalho (Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade), trata dos impactos das mudanças climáticas e as possíveis soluções.
  • Grupo 3 de trabalho (Mitigação da Mudança do Clima), estuda as dimensões econômica e social dos efeitos da mudança climática.

Além disso, o Painel conta com uma força tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeitos Estufa, com o objetivo de desenvolver e aprimorar os métodos para cálculos e relatórios de emissões e remoções nacionais de gases de efeito estufa. Unidades de Suporte Técnico apoiam e orientam a produção dos relatórios avaliativos do IPCC e outros produtos.

Os relatórios elaborados são revisados diversas vezes, para que sejam objetivos e transparentes. Apesar de ter sido criado em 1988, só em 2007, quando foi publicado o quarto relatório, o IPCC ficou conhecido pela sociedade e não somente pela comunidade científica, governos e da ONU.

Em 2007, por conta da difusão do conhecimento e do trabalho sobre o aquecimento global e as medidas necessárias para delimitá-lo, o IPCC, junto com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Segundo o especialista do WWF, os relatórios do IPCC conduzem os governos para a efetivação de políticas públicas. “O IPCC tem o papel de ser o provedor de conhecimento para balizar as políticas públicas. Eles são focados, vinculados desde a sua origem a influenciar essas políticas”, comenta.

O IPCC já publicou seis grandes relatórios de avaliação, desde que foi criado. Em seu último relatório do Grupo de Trabalho I, mostra que o mundo provavelmente atingirá ou excederá 1,5ºC de aquecimento nas próximas duas décadas, antes das previsões de relatórios anteriores. “Somente teremos mudanças positivas na proteção e conservação ambiental se cada um fizer a sua parte”, alerta a ambientalista Ana Carolina.

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu