Goleiro de Camarões é expulso da delegação por motivos disciplinares

In Copa do Mundo, Esportes, Geral

André Onana, um dos principais jogadores da Seleção Camaronesa, foi cortado da delegação horas antes do jogo contra a Sérvia.

Melissa Maciel

O goleiro André Onana, da Inter de Milão, um dos destaques da Seleção Camaronesa de Futebol que disputa a Copa Catar 2022, foi cortado da delegação horas antes do jogo contra a Sérvia, nesta segunda-feira, às 7h, horário de Brasília. A federação camaronesa ainda não se pronunciou sobre o ocorrido, mas Davis Epassy, goleiro do Abha, da Arábia Saudita, foi selecionado para enfrentar a Sérvia no lugar de Onana. 

Os veículos de imprensa estrangeira têm noticiado que o motivo da expulsão foi um desentendimento entre Onana e o treinador, Rigobert Song, sobre questões táticas. Como cria de base do Barcelona e significativa passagem pelo Ajax, o goleiro aprendeu a jogar com os pés, mas para o treinador isso não seria o ideal. Dessa forma, por não se submeter às determinações do técnico, Onana foi retirado do Mundial.

A partir de agora, Camarões segue com dois goleiros, Epassy e Simon Ngapandouetnbu, de 19 anos, do Olympique de Marseille. O time, que está no mesmo grupo que o Brasil, ainda enfrentará a Seleção Brasileira na sexta-feira, dia 02, às 16h.

Uma seleção controversa 

A saída de Onana foi mais um evento polêmico envolvendo a Seleção Camaronesa. Antes disso, a liberdade de escolha do treinador já havia sido questionada. Durante o anúncio da lista de convocação para o mundial 2022, Rigobert Song teve dificuldade para pronunciar o nome dos jogadores. Ele precisou da ajuda dos jornalistas. 

Diante disso, há denúncias de influência do presidente da federação, o ex-atacante Samuel Eto’o na escolha dos jogadores para o elenco que disputa a Copa 2022.

Trajetória profissional de Onana

A carreira esportiva de Onana está relacionada com os feitos de um dos maiores destaques do futebol camaronês, o próprio Eto’o. Por meio da Fundação Samuel Eto’o, criada pelo ex-jogador para incentivar a saúde e educação por meio do esporte em Camarões, André Onana alcançou as categorias de base do Barcelona, aos 14 anos. 

Em seguida foi transferido para o Ajax, onde se destacou consideravelmente. Mas em 2021 sua carreira sofreu uma surpreendente interrupção. A versão do jogador sobre o acontecido, é que ele teria acordado com dor de cabeça e ingerido algo que acreditava ser aspirina. No entanto, o que realmente teria ingerido era um medicamento prescrito para sua esposa, que estava grávida. Na pílula havia a substância furosemida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidopagem (Wada, sigla em inglês).

Apesar de ter sua versão aceita pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), a entidade o baniu de qualquer atividade relacionada ao futebol por 12 meses, tanto jogos como treinos.

Após o período de distanciamento, Onana decidiu não renovar o contrato com o Ajax e aceitou uma proposta da Inter de Milão. Dessa forma, assinou com o clube italiano sem custos até 2026.

You may also read!

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Comida é recurso para lidar com problemas emocionais: entenda os riscos

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros acredita que comer em excesso melhora a saúde mental.

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu