Wrexham e a jogada de marketing

In Cultura, Esportes, Geral

A comprovação de que o universo publicitário e o mundo esportivo estão interligados e dão resultados efetivos. 

Hellen de Freitas

O Wrexham Association Football Club ganhou uma relevância maior nos últimos anos, devido à compra do time feita pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney. O valor da aquisição gira em torno de 2,5 milhões de dólares. O acordo começou em novembro de 2020 e foi concluído no dia nove de fevereiro do ano de 2021, com 98,6% da aprovação da Wrexham Supporters Trust. 

O time inglês é o terceiro mais antigo do mundo e era propriedade dos próprios torcedores fiéis da equipe. Com um planejamento de negócios detalhado, a dupla de atores já está sendo elogiada. Joe Pompliano, empresário e investidor esportivo acredita que a principal razão para um futuro sucesso da equipe, é o seu gênio criativo em contar histórias e marketing. 

Plano 

Após a negociação e compra da equipe da quinta divisão, a vida dos jogadores e torcedores, que acompanhavam esse pequeno time, foi mudada. Grandes marcas como Macron e a rede social do momento, Tik Tok, estão patrocinando a equipe. Além disso, um documentário chamado ‘’Welcome to Wrexham’’ acompanha o cotidiano dos atletas e a nova aliança com os atores de Hollywood. O programa possui uma temporada com nove episódios e foi lançado na Star Plus em 2022. Além disso, recebeu 91% de aprovação e já foi renovado.

Devido a uma ótima publicidade, as redes sociais da equipe também aproveitaram o momento positivo. Nos últimos dois anos, o aumento da porcentagem de todas as mídias sociais do clube foi de 921,23%. Twitter e Instagram tiveram um aumento no número de seguidores, eles nem mesmo possuíam uma página no Tik Tok, contudo, até o momento já contam com mais de 900 mil seguidores. 

Até mesmo os ingressos das partidas foram alterados por decorrência de toda a mudança. Com um total de 7.150 ingressos para a temporada, um número discrepante em meio aos times da divisão, a média de público na Liga Nacional, está em torno de 10 mil pessoas nos jogos dentro da casa dos Red Dragons. As camisas do time também viraram moda, com 24 mil produtos vendidos no total. 

Sempre visando planejamentos publicitários, utilizando, na medida certa, projetos com os seus co-presidentes que já possuem uma fama por si só, a pequena equipe inglesa angaria um número de fãs cada vez maior. 

Os bons resultados também se refletem em campo. O Wrexham venceu o Boreham Wood, de virada, e conquistou o título da quinta divisão da Inglaterra. Isso significa, automaticamente, que o time subiu para a quarta divisão do futebol inglês.

Marketing estratégico

De onde vem esse sucesso? De que maneira um time inglês que ninguém conhecia em um dia se tornou relevante no outro? 

Geyvison Ludugério é estrategista de marketing digital e professor universitário, e avaliou os tópicos e ferramentas utilizadas pelos sócios hollywoodianos. Segundo ele, ao pensar em visibilidade no mundo digital se pensa no que poderia virar entretenimento para o público. 

Ao tornar a conquista de um jogo, uma equipe que vem lá da quinta divisão e vem subindo automaticamente se cria uma história em cima disso, Geyvison enfatiza ainda a importância da criação de histórias no mundo de publicidade e propaganda. “O marketing hoje em dia é muito voltado para a criação de histórias, é o famoso storytelling. Então ao ser adotado pelos atores, agora sócios, eles automaticamente ganharam um destaque por criar uma história de sucesso, por consequência as marcas, pessoas e os fãs gostam disso”, explica.

Como profissional da área, ele também conta sobre o método da lenda do herói que passa por desafios, tem vilões e a trama principal é saber se a sua jornada apesar de altos e baixos vai dar certo, é o que prende o seu público. Esse método foi utilizado pela dupla de sócios que adotou um time pequeno e tem como objetivo o transformar em um sucesso completo.   

‘’É a combinação perfeita, uma história real, um esporte conhecido no mundo todo que movimenta bilhões de dólares e junta dois atores, pessoas conhecidas e ricas e um time de futebol pobre que agora está indo atrás do seu sucesso, é basicamente um roteiro de filme da vida real’’, declara o publicitário. É como se fosse a receita de bolo infalível e com os melhores ingredientes e apenas um resultado, a vitória.

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