Confira os resultados do segundo turno para governador no Brasil

In Geral, Política

Acompanhe os resultados do segundo turno para governador dos estados brasileiros. Nesta etapa, 12 estados ainda buscam a definição no cargo. No primeiro turno, 15 estados escolheram seus representantes.

Alagoas (AL)

Paulo Dantas é reeleito governador de Alagoas

Paulo Dantas, atual governador, pertence ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e foi reeleito como governador de Alagoas. O resultado das votações foi divulgado às 19h21. O outro candidato, Rodrigo Cunha, União Brasil, teve 52,38% votos.

Paulo é natural de Maceió (AL) e tem 43 anos. Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Cesmac, foi eleito prefeito do município de Batalha por dois mandatos consecutivos (2005/2008 e 2009/2012). Também foi eleito deputado estadual em 2018. Neste mesmo ano, assumiu o governo do estado por eleição indireta uma vez que o então governador Renan Filho deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado.

Amazonas (AM)

Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas 

O atual governador, Wilson Miranda Lima, foi reeleito no Amazonas. O candidato do partido União Brasil ganhou as eleições com 57% dos votos. O resultado saiu às 18h53 horas e o adversário, Eduardo Braga (MDB), teve 43% dos votos. 

Wilson Lima é um jornalista, político de 46 anos e é natural de Santarém, no Pará. Tem como vice Tadeu de Souza (Avante) e dentre as 44 propostas do plano de governo de Lima para o estado do Amazonas, estão a ampliação do auxílio estadual, fortalecimento do programa Prato Cheio e a execução de mais de 160 obras estruturantes.

Bahia (BA)

Jerônimo Rodrigues é o novo governador da Bahia 

Jerônimo Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores (PT), é eleito governador da Bahia com 52,53% dos votos. O resultado foi divulgado às 19h29 horas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Natural de Aiquara, cidade do interior baiano, é filiado ao PT desde 1990, mas essa é a primeira vez que disputa uma eleição. Seu opositor no segundo turno, ACM Neto (União Brasil), teve 47,47% dos votos. 

Em 2018, atuou como coordenador da campanha de reeleição de Rui Costa (PT). Nos governos de seu antecessor, Rui Costa (PT), foi secretário de Desenvolvimento Rural e secretário da Educação. Além disso, atuou como assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (2007) e membro da secretaria de Planejamento do estado (2010), apontado pelo então governador Jaques Wagner (PT). Em 2022, o agora atual governador da Bahia foi escolhido unanimemente pelo seu partido para ser candidato ao governo do estado.

Espírito Santo (ES)

José Renato Casagrande é reeleito no Espírito Santo

O candidato José Renato Casagrande, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi reeleito governador do estado do Espírito Santo. Ele ficou com 53,90% dos votos, enquanto Carlos Manato, seu opositor e atual deputado federal, teve 46,10% dos votos. 

Formado em Engenharia Florestal e Direito, Renato Casagrande é natural de Castelo (ES). Casagrande já foi deputado estadual, vice-governador, deputado federal e senador. Iniciou a vida pública filiando-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), mais tarde foi para o Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB; hoje, MDB), e, em seguida, para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele já ocupou o cargo de secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Castelo, sua cidade natal. 

Mato Grosso do Sul (MS)

Eduardo Riedel é eleito governador do Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é o governador eleito pelo estado do Mato Grosso do Sul, com 92% das urnas apuradas, ele foi eleito às 18h18. No segundo turno, seu adversário era o Capitão Contar, atual deputado estadual pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

Eduardo é natural do Rio de Janeiro, mas atua profissionalmente no Mato Grosso do Sul. Riedel já foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju, além de secretário do governo e de infraestrutura do estado. 

Paraíba (PB)

João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba 

O candidato João Azevêdo, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), é governador reeleito da Paraíba. A vitória foi divulgada às 18h50, com 53,35% dos votos. O candidato concorrente Pedro Cunha Lima obteve 47,65% dos votos até o mesmo horário.

João Azevedo Lins Filho, nascido em João Pessoa, tem 69 anos, é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba. Em 2018, foi eleito no primeiro turno como governador do estado. Já atuou como secretário de Infraestrutura de João Pessoa (PB) e ocupou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.

Pernambuco (PE)

Raquel Lyra é eleita governadora de Pernambuco 

Raquel Lyra, filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), é eleita governadora de Pernambuco com 58,87%. O resultado das votações foi divulgado às 19h08. Sua opositora, Marília Arraes, do partido Solidariedade, teve 41,13% votos.

Raquel, 43 anos, é natural do Recife (PE). Advogada (UFPE) com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, foi prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020, deixou o mandato para se candidatar ao governo de Pernambuco neste ano. Também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos (PSB), além de deputada estadual por dois mandatos consecutivos (2011 a 2017).

Rio Grande do Sul (RS)

Eduardo Leite é eleito governador do Rio Grande do Sul

Com 37 anos, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito ao cargo de governador do Rio Grande do Sul. O candidato foi eleito pela primeira vez em 2018 e renunciou em março deste ano, na tentativa prévia de ingressar na disputa presidencial, o que não aconteceu.

Em 2018, Leite passou para o segundo turno com 286 mil votos à frente de José Ivo Sartori (MDB). Ao final da segunda etapa, venceu Sartori. Durante seu período de atuação, promoveu o pagamento em dia dos salários do funcionalismo, possibilitou o leilão da RS-287 à iniciativa privada, o que estimulou novas concessões de rodovias e conseguiu autorização da Assembleia para privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás. 

Em relação à pandemia, o governador começou suas ações com um modelo de distanciamento controlado, mas perdeu-se na dinâmica de concessões, enfraquecendo a política de distanciamento. Além disso, seu governo não aprovou uma reforma tributária, nem manteve alíquotas majoradas do ICMS como pretendia.

Rondônia (RO)

Marcos Rocha é reeleito governador de Rondônia 

Marcos José Rocha dos Santos, do partido União Brasil, foi reeleito como governador do estado de Rondônia, com 52,65% dos votos. Os resultados das eleições foram divulgados às 18h13. No primeiro turno, ele teve 38,88% dos votos válidos.

Rocha nasceu em 3 de agosto de 1968 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Com 54 anos, é casado e pai de quatro filhos. É formado em Análise de Sistema de Dados, Administração de Negócios, e pós-graduado em Educação e Técnicas de Ensino. Mais conhecido como Coronel Marcos Rocha, tem Sérgio Gonçalves da Silva (UB). 

Santa Catarina (SC)

Jorginho Mello é eleito governador de Santa Catarina

Jorginho Mello, do Partido Liberal (PL), turno contra Décio Lima, do PT, e foi eleito o governador de Santa Catarina, às 19h01, com 70,79% dos votos. Décio ficou com 29,21 %.

Mello é formado em Estudos Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e em Administração e Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Além disso, foi Gerente e Diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC). Já atuou como vereador, senador, deputado estadual e federal. Após ter ingressado no PL, se tornou líder do partido no senado e foi escolhido como Vice-Líder do Governo no Congresso.

São Paulo (SP)

Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas foi eleito governador de São Paulo. Tarcísio, que foi apadrinhado pelo candidato à presidência Jair Bolsonaro, venceu com 55,34% dos votos, contra o ex prefeito paulistano Fernando Haddad, que ficou com 44,66%.

Nos últimos três anos, Tarcísio foi técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ministro da Infraestrutura no governo de Bolsonaro, militar da reserva e mestre em Engenharia de Transportes. Essa é sua primeira disputa eleitoral.

Sergipe (SE)

Fábio Mitidieri é eleito governador de Sergipe

Fábio Mitidieri, candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleito governador do estado de Sergipe com 51,84% dos votos. O resultado saiu às 19h12. 

Mitidieri é natural de Aracaju, tem 45 anos, e é deputado federal. Formado em Administração, foi eleito a vereador da capital em 2008. Assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer de Aracaju em 2011. Mitidieri substitui Belivaldo Chagas, que estava em seu segundo mandato. 

You may also read!

Mais de 1 bilhão de refeições são desperdiçadas diariamente no mundo

Enquanto 780 milhões de pessoas passam fome, 132 kg em média de alimentos são desperdiçados por pessoa a cada

Read More...

Enem 2024 abre período para solicitar a taxa de isenção

O prazo para pedir a taxa e justificar ausência da edição passada segue até 26 de abril. Elinelma Santos

Read More...

Flórida assina lei que restringe menores de 16 anos de acessar mídias sociais

A lei entrará em ação no primeiro dia de janeiro de 2025. Davi Sousa O governador republicano da Flórida,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu